A incerteza da espera

Home / Blog / A incerteza da espera

O que espera a incerteza e que incerteza tem a espera?
“O que esperar de um futuro incerto?” é uma pergunta que escuto regularmente em contexto empresarial.
Sabendo-se que o futuro sempre foi incerto, por que razão a pergunta nos atormenta neste presente?
Talvez porque, nestes dias de calamidade e de urgência, confirmamos que a incerteza do futuro é real. Ao sermos convidados para o presente e nos ser oferecida a informação de que o dia de amanhã ainda está por inventar e que tudo pode mudar e muda de um momento para o outro, as nossas “melhores práticas”, aquelas que sempre funcionaram, de “melhor” podem ter muito pouco. As coisas mudam. A vida muda. Os negócios mudam. A espera trouxe-nos a incerteza.
Que oportunidade nos oferece, então, esta consciência e necessidade de mudança?
Sir John Whitmore diz-nos que “naquilo que parece ser um contexto global de “fazer mais com menos”, é um grande alívio aprender a envolver todo o potencial e a sabedoria dos colaboradores através de relações de parceria e colaboração, em vez de a liderança se sentir constantemente pressionada a dar todas as respostas e a pilotar o navio sozinha”. Duas ideias de relevo a destacar: “Fazer mais com menos” e “relações de parceria e colaboração”. Esta é a nova ordem do dia. Estas são as novas “melhores práticas”.
O cenário da mudança exponencial, rápida e súbita em que as variáveis para a tomada de decisão são múltiplas e, muitas vezes, desconhecidas, tem sido pano de fundo do nosso dia-a-dia.
Numa época em que urge saber adaptar e mudar é chegado o momento de perguntar que liderança queremos deixar.
As empresas que melhor se adaptam aos cenários de crise manifestam uma capacidade de liderança diferente, que contempla a possibilidade de identificar os motivadores internos dos colaboradores, criando culturas que ativam o potencial individual em prol do benefício comum. É esta forma de liderar que cria uma cultura de confiança tão essencial aos dias de hoje. Confiança de cada um no seu potencial, através de processos de autoconhecimento; e confiança nos outros, através de relações interpessoais mais empáticas e respeitosas, em que todos se sintam escutados e tratados por igual.
A definição de intenções claras dentro das organizações, desde a clarificação do papel de cada um até à forma de os colaboradores se relacionarem consigo e com a organização, permite criar um guia e uma âncora na construção de um caminho conjunto, mesmo que baseado em vontades divergentes. Os acordos constantes devem fazer parte desta liderança de partilha e colaboração pois é na manifestação de vontades diversas que se conjugam a realização e objetivos comuns, onde todos saibam os seus papéis, responsabilidades, e quais os recursos necessários para os alcançar. Ou seja, a criação de espaços comuns de partilha e curiosidade como base de aprendizagem com os sucessos e com os erros, e como terreno fértil para realinhamento de posições e de crescimento, surge como um passo claro de envolvimento de outros saberes na reação à incerteza.
Este é um caminho da felicidade organizacional. Manter as empresas vivas não apenas por serem sistemas vivos mas também por serem espaços de colaboração e de partilha, através da criação de condições para que todos se possam expressar e assumir a responsabilidade do seu papel na construção de um propósito coletivo enquanto causa agregadora das pessoas com a organização e desta com o mercado.
Afinal, a felicidade é “o objetivo final da vida, e quer dizer encontrarmos o propósito para realizarmos o nosso potencial e trabalharmos os nossos comportamentos para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos” (Aristóteles). Não importa o papel que cada um desempenha na organização. Se todos forem a sua melhor versão, os ganhos vão muito além do crescimento individual. Ganha a pessoa, a equipa, a organização. Ganha todo o sistema que fica mais robusto para receber a incerteza do futuro, criando-o. Porque, antecipar é criar o futuro.

João Laborinho Lúcio
nowuknow – your journey of u

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao concordar, aceita o uso de cookies de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visita qualquer site, pode guardar ou recuperar informação no seu navegador, maioritariamente na forma de cookies. Controle as suas configurações de cookies deste sítio aqui.

Decline all Services
Accept all Services